segunda-feira, 10 de novembro de 2014

10 COISAS QUE ACONTECEM NO TRÂNSITO DE LIMA

1. Os motoristas buzinam muito. Buzinam atrás de seu carro, mesmo quando o sinal está vermelho e há vários veículos parados na sua frente. 

2. Entrar numa rotatória é algo nonsense. Se você aprendeu na autoescola que quem está na rotatória tem a preferência, esqueça. Todos entram ao mesmo tempo, junto e misturado. Quem está na pista interna da rotunda vai parar, fechar todo mundo, buzinar para entrar na próxima saída à direita. Ônibus e vans de transporte público ingressam na rotatória em alta velocidade, e saia da frente quem puder.

3. Direção defensiva aqui é assim: o motorista que está na sua frente ou ao lado vai fazer barbeiragem. Esteja preparado para ser fechado a qualquer momento e para fechar alguém também.

4. Esqueça também a regra de preferência para quem vem da direita. Aqui não vale. Passa quem pode mais, é mais ousado, buzina mais, tem o carro maior ou mais batido.

5. Onde há três faixas, cabem perfeitamente cinco filas de carro. Nessa situação, cuide de seu espelho retrovisor. Ele pode ter sido fechado por outro veículo e você só se dará conta quando precisar dele no próximo cruzamento confuso.

6. Quando você sai de ré da garagem de casa não espere que outros motoristas deem passagem, em atitude gentil. Eles vão buzinar, correr para passar primeiro que você e, o mais surpreendente, passar no pequeno espaço atrás do seu carro, enquanto você dá marcha a ré.

7. Braço fora do carro para sinalizar. Taxistas e motoristas de van, principalmente, não usam a seta, mas colocam o braço fora do carro, indicando a direção em que vão virar. 

8. Não estranhe se estacionar em frente a uma casa e o segurança pedir para você sair. Alguns proprietários acham que o espaço em frente à sua casa serve somente para eles, seus familiares e amigos. Melhor não discutir...

9. Faixa de pedestre não vale muita coisa. Alguns carros param; outros, não. Pedestre também atravessa fora da faixa.

10. Apesar da bagunça, há poucas discussões e brigas no trânsito. Essa é uma grande vantagem. 

4 comentários:

  1. Bahhhh, aqui é bem parecido. E quando eu cheguei, uma brasileira experimentada me alertou que aqui nao se dá seta pra conversão pq se vc dá seta, te tiram o espaço. A conversão tem de ser na emoção mesmo. Eu seguia desobedecendo e dando seta sem sucesso. Aí descobri o braço!! E aqui tb funciona!! E colocando o braço e sorrindo pro outro condutor funciona ainda mais!! Aí também estacionam dos dois lados da rua e em qualquer sentido? (Parabens pelo texto, Ana!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra !

      Pois é, Lima e Quito têm várias semelhanças mesmo. Acabei não aderindo ao braço. Dou a seta, e se não me dão espaço, vou parando na rua, tentando entrar...

      Obrigada.

      Beijo.

      Excluir
  2. Kkkkk desse jeitinho mesmo! Coisa de louco!

    ResponderExcluir