quinta-feira, 14 de agosto de 2014

UM POUCO DE SOL, MAR E TERREMOTO

Voo de pelicanos em final de tarde em Vichayito

Uma hora e vinte de avião de Lima a Piura, mais duas horas e meia de carro e chegamos à praia Vichayito, no norte do Peru. Cinco dias de sol e mar para fugir do úmido e cinzento inverno limenho. Pero no mucho. Primeiro dia, logo na chegada, vento frio, céu nublado, mar escuro e bravo. Culpa do tremor de terra, nos disseram alguns moradores, referindo-se ao sismo de 5,8 na escala Richter, ocorrido em Piura no dia anterior, domingo, 3 de agosto, sem vítimas e com poucos danos materiais.

Houve alerta de tsunami por aqui?, pergunto à recepcionista do hotel, na chegada. Não, não, responde-me ela com segurança. Na realidade, perguntei para confirmar. No dia anterior à nossa viagem, havia escutado na rádio notícia em que autoridades da Marinha de Guerra do Peru descartavam risco de tsunami na costa peruana por causa do tremor.

Interessante a crença popular de que mudanças no tempo são consequência ou sinalizam terremoto. "O tempo ficou nublado depois do sismo. Sempre faz sol em Vichayito, mesmo no inverno", afirmou um morador de Piura. O contrário também vale. “Me dá medo dias de vento e céu muito azul, durante o verão. Pode ser sinal de tremor de terra”, disse-me uma peruana logo que mudei para Lima. O Peru está no Cinturão de Fogo do Pacífico, região de intensa atividade sísmica e vulcânica. Tremores de terra com intensidade menor que 6 graus na escala Richter são frequentes por aqui.

Animais na praia - Na primeira caminhada pela praia vimos três lobos-marinhos mortos em trecho de um quilômetro e meio. E também uma tartaruga, um leão-marinho e várias aves mortas. “É, parece que o terremoto mexeu com as coisas por aqui. Pode ser que os bichos tenham ficado desnorteados, perderam o rumo, a noção de tempo e espaço”, observou meu marido, fazendo-me lembrar do livro Cem Anos de Solidão. Ou pode ter sido apenas morte natural ou por doença. Vai saber...

Sismos à parte, certo é que o tempo foi melhorando e a praia, ficando cada dia mais bonita. Sol e mar em vários tons de verde e azul. A água do Pacífico, fria. Nem mesmo as crianças se animaram muito a entrar. Também se podia avistar da praia, com um pouco de sorte, uma ou outra baleia-corcunda (jubarte) saltando no mar.

É a segunda vez que vamos, em agosto, ao Norte do Peru, em busca de um calorzinho e de paisagens diferentes. Em 2012, estivemos em Zorritos, em Tumbes, perto da divisa com o Equador.

Vichayito fica na região de Máncora, conhecida pelas praias bonitas e com boas ondas para surfe, principalmente entre novembro e fevereiro. Vichayito é um lugar bem tranquilo, ideal para relaxar em um dos charmosos bangalôs de bambu e madeira com vista para o mar.



Bangalô com vista para o mar 


Vista da varanda do bangalô


Detalhe da praia de Vichayito


Sombreiros cobertos com palha de coqueiro


Vendedor de chapéus

Passeio a cavalo é comum em praias peruanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário