quarta-feira, 2 de abril de 2014

EM LIMA, NÃO SE PREOCUPE COM CHUVA

“Guarda-chuva é artigo totalmente dispensável em Lima, porque lá não chove”. A velha e conhecida frase tem lá suas razões. Guarda-chuva pode até ser dispensável. Mas que chove, chove. Não é assim aquela chuva torrencial, nem chuva tropical. Trovão e relâmpago, nem pensar. É uma garoinha fina, mansinha, capaz de durar horas durante o inverno e molhar a conta-gotas ruas e quintais.

Cheguei a Lima em janeiro, pleno verão. Estava intrigada com o fato de que não chovia. Meus filhos também, afinal estavam acostumados a Bruxelas, uma cidade bastante nublada e chuvosa. Será que não chove mesmo? Uns me diziam que nunca chovia; outros, que chovia muito pouco.

O fato é que observando a cidade e sua arquitetura, logo se percebe que aqui chove muito pouco mesmo. As ruas não têm bueiros. Casas não têm calhas. Alguns estabelecimentos, como restaurantes, têm partes do teto ou das paredes abertas, o que seria inviável em uma cidade com chuvas fortes e ventos.

É comum as garagens das casas não serem cobertas. Também não é preciso se preocupar em fechar janelas ou recolher roupa do varal antes de sair de casa. O tempo não vai mudar abruptamente. Nunca usei guarda-chuva em Lima. Sequer o tirei do armário desde que me mudei para cá. O capuz do casaco resolve bem nos dias mais garoentos e frios.

Inverno cinza - Lima tem um clima bem particular, apesar de estar nos trópicos, quase ao nível do mar e a 12 graus de latitude sul, como Salvador. Fica em uma área desértica, como o é toda a costa peruana. O clima é bem ameno, temperado. Não faz nem muito calor nem muito frio. A temperatura média anual é de 18ºC.

O inverno é muito cinzento, com neblina e garoa constantes. O céu fica nublado grande parte do ano, praticamente de maio a novembro. Muitos brasileiros que vivem aqui reclamam da falta de sol e da melancolia que provoca. Eu até gosto de dias nublados e não me importo muito. 

As temperaturas no inverno não são tão baixas - entre 14ºC e 18ºC, em média. Mas a sensação de frio é maior por causa da alta umidade relativa do ar, o que faz um aquecedor ser bem útil durante o inverno. O verão é ensolarado, úmido e quente, poucas vezes ultrapassando 30ºC. Primavera e outono também são bem agradáveis, com temperaturas entre 17 ° C e 23 ° C.

De maneira simplificada, o clima peculiar de Lima é resultado da combinação das condições atmosféricas. Ou seja, do encontro do ar frio da corrente de Humboldt do Oceano Pacífico (vinda da Antártida) com o ar quente do continente. Essas condições produzem garoa e uma nuvem espessa muito baixa, que impede a passagem da luz direta do sol. A nuvem não se espalha, entre outras causas, porque encontra a Cordilheira dos Andes, que age como barreira. Esse sistema também impede a formação de nuvens carregadas de chuva.

Para desfrutar de dias de sol, ver céu azul e curtir um calorzinho durante o inverno, os limenhos vão a distritos próximos a Lima, como Cieneguilla, Chosica ou Chaclacayo. Nesses lugares, há vários hotéis, clubes e restaurantes campestres, com gramado, piscinas, jogos, campinho de futebol e bastante espaço para criança brincar. Ótimo para passar o dia ou fim de semana com a família e amigos. Sol e temperatura agradável são garantidos nessas localidades. E ... nada de guarda-chuva. 


Restaurante e hotel campestre em Chaclacayo: calorzinho e céu azul

Chosica: sol, clima agradável e seco atraem limenhos

5 comentários:

  1. se não chove, como que eles tem água pra sobreviver. A qui no Brasil s e não chove é um Deus nos acuda

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Muito boa sua pergunta.
    A água que abastece Lima vem da Cordilheira dos Andes e de reservatórios próximos à cidade. Lima fica perto dos Andes, e a poucos quilômetros do centro, já é possivel avistar a cordilheira.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, deve ser um lugar incrivel!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu já fui para Lima duas vezes e realmente não tem bueiros e chove muito muito pouco, o céu fica quase sempre nublado e praticamente não tem árvores, a não ser no centro de Lima.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Alguns bairros são bem arborizados ou possuem pequenos bosques entre as quadras. Além disso, há parques e praças na cidade, com árvores, flores e plantas nativas. Vale a pena conferir em sua próxima viagem a Lima!

    ResponderExcluir